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6 dicas de Marketing Digital para aplicar em Óticas e vender mais!

Mesmo atuando como loja física, é notável os efeitos da internet no mercado varejista quando feito um bom trabalho de Marketing Digital. Então, se você é dono ou colaborador de Ótica, o post de hoje foi pensado para você!

Destrinchamos 6 dicas práticas que vão te auxiliar a impulsionar o seu negócio no meio online, se posicionando corretamente, aumentando o público e atraindo potenciais clientes de forma orgânica, alcançando resultados positivos concretos e te ajudando a vender mais.

Mas por que Marketing Digital?

Não basta estar na internet, para se destacar, é preciso saber se posicionar

Já parou para refletir a dimensão de uma rede social? Lá você encontra uma quantidade enorme de empresas e pessoas do mundo todo. Ao mesmo tempo que pode ser a ferramenta perfeita para crescer o seu negócio, você pode ficar completamente perdido em meio a esse mar de gente!

O Marketing Digital vai te fornecer as estratégias e ferramentas necessárias para se mostrar e se comunicar da forma correta, seja sua empresa de pequeno, médio ou grande porte.

A partir dele, você poderá abrir as portas das oportunidades e estará apto para navegar em oceanos propícios para fazer a sua Ótica se desenvolver. 

6 dicas práticas de Marketing Digital para aplicar na sua Ótica

  • Seu site é seu cartão de visitas

É fato, assim que seu cliente quiser saber mais sobre a sua ótica, ele buscará na internet.

Pensando nisso, é crucial abastecer o seu site com uma boa fonte de informações, pois é nele que o seu cliente poderá saber mais sobre a empresa, localização, meios de contato, produtos, serviços e até uma central de notícias e novidades do ramo óptico. 

A reação deve ser imediata: ele entrou no lugar certo!

Investir em um profissional que te ofereça um site otimizado, responsivo e de alta performance vai influenciar na boa navegação, satisfação e conversão de leads, aumentando a cartela de clientes e fechando mais vendas.

  • Aposte nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é indiscutível!

Invista em conteúdos relevantes e que chamem a atenção do seu público alvo, conversando exatamente com o que eles buscam de você.

Aproveite o que está em alta no momento e invista na diversificação do seu conteúdo, trabalhando ele de diferentes formas, como vídeos, fotos, stories, lives e tudo que as redes sociais mais famosas te oferecem, gerando engajamento e fortalecendo o relacionamento com o seu público alvo.

Aposte em novas ferramentas de comunicação qualificadas para receber business, como o WhatsApp, para estreitar ainda mais os laços. Dessa forma, você personaliza ainda mais a comunicação, mostrando-se disponível para ajudá-lo, além de mandar novidades, promoções e conteúdos. 

  • Saiba com quem está falando!

Sabe aquele famoso conselho: “Quem quer agradar todo mundo, não agrada ninguém”? Ele diz muito mais sobre público alvo do que você imagina.

Público alvo se refere a um grupo com características em comum que representa o seu mercado consumidor, a quem você irá direcionar toda a comunicação da sua empresa.

Para isso, recolha dados:

  • Demográficos: idade, gênero, ocupação, escolaridade, nacionalidade, raça, estado civil e núcleo familiar, etc.
  • Geográficos: país, estado, região, clima, etc.
  • Psicográfico: estilo de vida, valores, interesses, personalidade, etc.
  • Comportamental: intensidade do uso, sensibilidade ao marketing, motivações, etc.

Quanto mais informações conseguir, maior clareza para construir um perfil  do seu público.

A partir disso, é possível estabelecer uma persona ao seu negócio, aprimorando ainda mais suas estratégias.

A persona é como um aprofundamento do público alvo, sendo uma representação fictícia do seu cliente ideal, dando características muito bem definidas a esse cliente, auxiliando na hora de estabelecer um diálogo direcionado e persuasivo.

Nesse caso, você irá literalmente criar um personagem, dando:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Cargo;
  • Formação;
  • Classe social;
  • Mídias digitais que utiliza;
  • Maiores dores;
  • Como ela compra a sua solução;
  • Por que ela procura a sua solução;
  • Quais são suas possíveis objeções.

Com isso, seu conteúdo será muito melhor segmentado, atraindo e dialogando com as pessoas certas e obtendo resultados mais proveitosos.

  • Tenha um Branding forte e atrativo

Você com certeza não vai querer ser só mais uma Ótica postando fotos de armações na internet. Para fazer diferente (e melhor!), tenha uma identidade forte e que comunique todo o propósito da sua marca!

O Branding vai além de um visual bonito, com cores atrativas e um design bem feito. É necessário pôr em prática algumas abordagens de posicionamento, valores, tom e voz, dentre outras ações que tornam a sua marca mais atrativa, desejada e que dialogue com os valores defendidos pelos seus clientes. 

  • Estude os seus concorrentes

Mantenha seus amigos perto e seus maiores concorrentes mais perto ainda!

Brincadeiras à parte, você conseguirá extrair melhores estratégias quando ficar por dentro do que seus concorrentes estão vendendo.

Pare, analise e reflita: o que eles estão fazendo de certo? E o que eles estão fazendo de errado?

Dessa forma, saberá o que está em alta no mercado e vai ter boas ideias aplicáveis a seu negócio, melhorando estratégias e até percebendo falhas para evitá-las na sua própria ótica.

  • E, claro… Anuncie!

Mesmo seguindo à risca todos os passos acima, conseguir bons resultados no Google e ganhar destaque nas redes sociais não é uma tarefa muito fácil, podendo levar meses ou até anos para estabelecer um público orgânico e fiel.

Como já falamos, o universo da internet é bastante amplo, e no meio de tantos negócios, é preciso dedicar tempo e atenção para colher bons frutos.

Por isso, anunciar tem sido uma das melhores estratégias dentro do Marketing Digital, ajudando pequenos, médios e grandes negócios a estabelecerem boas posições no Google e atingirem um público cada vez maior nas redes sociais.

No que se refere ao Google, é necessário ter um website de qualidade para aumentar a visibilidade e gerar mais tráfego.

Durante todo esse processo, contratar profissionais qualificados, como uma Agência de Marketing, vai fazer toda diferença para trabalhar com as ferramentas certas da melhor forma possível, com respostas visíveis, com expectativas muito bem alinhadas.

Se você curtiu essas dicas e busca informações atualizadas sobre o ramo óptico, além de dicas para melhorar o desempenho do seu negócio, nós da Orgalent ficaremos felizes em contribuir. Continue acompanhando o nosso site para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!

Somos o maior Laboratório Óptico da América Latina, com selo ESSILOR de qualidade, ofertando os melhores produtos do mercado, além de serviços exclusivos para óticas.