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Atendimento personalizado: Como criar laços duradouros com os clientes da sua óptica
Você ainda acha que o atendimento personalizado ao cliente é bobagem? Neste artigo, vamos te explicar a importância de investir nesse diferencial estratégico!
Imagine a seguinte situação: você chegou em uma loja com uma demanda específica e o vendedor não conseguiu captar qual a sua necessidade para aquele momento, tentando “empurrar” para você serviços que não estavam conectados com o que você realmente desejava.
Frustrante, não é mesmo?
Através do atendimento personalizado ao cliente, é possível identificar, por exemplo, as necessidades únicas que o seu consumidor possui. Além disso, através do atendimento personalizado, você consegue ter um entendimento mais profundo daquela necessidade.
Esse diferencial é ainda mais importante quando o seu setor é o de saúde ou serviços especializados – como uma óptica! – onde as soluções precisam ser adaptadas de forma individual.
O que é o atendimento personalizado?
Você sabia que apenas 11% dos consumidores brasileiros estão satisfeitos com o atendimento das empresas? A pesquisa realizada pela Hibou, em outubro de 2020, revelou ainda que um bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% dos entrevistados.
Antes de tudo, o atendimento personalizado é uma abordagem no serviço ao cliente que busca adaptar as interações da empresa às preferências e necessidades específicas de cada cliente individual. Ou seja, em vez de fornecer uma solução genérica ou padronizada, o atendimento personalizado reconhece e responde às características únicas de cada pessoa.
Essa estratégia visa criar uma experiência mais significativa e personalizada para os clientes, fortalecendo o relacionamento entre a empresa e o consumidor.
Assim, para começar a oferecer um atendimento personalizado ao cliente de sua óptica, é necessário entender o seu público-alvo e tornar o seu produto ou serviço a solução ideal para os problemas do seu consumidor.
Porém, ainda não sabe por onde começar? Continue a leitura do nosso artigo!
Como realizar um atendimento personalizado ao cliente em uma óptica?
Realizar um atendimento personalizado em uma óptica é fundamental para proporcionar uma experiência única e satisfatória aos clientes. Por isso, separamos seis estratégias de vendas que podem ser adotadas para garantir um atendimento personalizado de sucesso.
Conhecimento profundo do cliente:
- Mantenha registros detalhados sobre as preferências de cada cliente, histórico de compras, prescrições ópticas anteriores e quaisquer necessidades específicas.
- Além disso, use sistemas de gestão de clientes para armazenar informações relevantes e acessá-las facilmente durante interações futuras.
Reconhecimento individual:
- Cumprimente os clientes pelo nome assim que entrarem na óptica.
- Demonstre familiaridade com suas escolhas anteriores, como modelos de armações, tipos de lentes ou preferências de estilo.
Assistência personalizada na escolha de produtos:
- Recomende produtos com base nas informações obtidas, levando em consideração fatores como prescrição óptica, atividades diárias e preferências de moda.
Ofereça serviços de medição personalizados:
- Realize medições personalizadas para garantir um ajuste perfeito das lentes e armações.
- Considere fatores individuais, como distância interpupilar e altura da montagem, para proporcionar um conforto visual otimizado.
Comunicação clara e empática:
- Esteja atento às preocupações e perguntas do cliente, respondendo de maneira clara e empática.
- Evite jargões técnicos excessivos e explique os termos de maneira compreensível.
Acompanhamento pós-venda:
- Realize follow-ups após a venda para garantir a satisfação do cliente.
- Esteja disponível para resolver quaisquer problemas ou ajustes necessários após a compra.
3 benefícios do atendimento personalizado ao cliente para sua óptica
Você ainda não está convencido sobre a importância do atendimento personalizado? O atendimento personalizado na óptica não é apenas uma prática de serviço ao cliente – é uma estratégia de vendas que contribui para o sucesso a longo prazo do negócio.
Separamos três benefícios dessa estratégia para a sua óptica!
Fidelização do cliente:
O atendimento personalizado cria uma conexão emocional entre a óptica e o cliente. Ao reconhecer e atender às necessidades específicas de cada indivíduo, a óptica fortalece os laços de lealdade. Clientes que se sentem compreendidos e valorizados são mais propensos a retornar e permanecer fiéis à óptica ao longo do tempo.
Experiência positiva do cliente:
Proporcionar um atendimento personalizado oferece uma experiência mais positiva aos clientes. Eles se sentem especiais e cuidados, o que contribui para uma percepção positiva da óptica.
Uma experiência positiva não apenas aumenta a satisfação do cliente imediata, mas também promove feedbacks positivos, boca a boca favorável e, potencialmente, a aquisição de novos clientes por meio de recomendações.
Diferenciação competitiva:
Em um mercado saturado, a óptica que oferece atendimento personalizado se destaca da concorrência. A capacidade de adaptar-se às preferências individuais, oferecer soluções sob medida e lembrar-se dos detalhes pessoais dos clientes cria uma vantagem competitiva significativa.
Essa diferenciação não se limita apenas aos produtos, mas também à experiência geral proporcionada aos clientes, o que pode influenciar suas escolhas na hora de decidir onde realizar suas compras ópticas.
Produtos de qualidade e atendimento personalizado: combo do sucesso para qualquer óptica!
Ao oferecer produtos de qualidade em sua óptica junto com o atendimento personalizado, você intensifica a boa imagem que o seu cliente possui de sua empresa. Afinal, está conectando as melhores opções do mercado óptico e um atendimento de qualidade.
Para garantir que os produtos oferecidos sejam realmente de confiança, optem pelos produtos e serviços da Orgalent. Conheça a nossa linha:
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A Orgalent pertence ao grupo Essilor, e disponibiliza as melhores tecnologias que existem no mercado, que são utilizadas em laboratórios europeus e norte-americanos.
Somos o laboratório mais completo na América Latina. Temos como missão atender os lojistas com excelência. Oferecemos um vasto leque de serviços relacionados ao mercado óptico, como tratamentos de lentes, colorações e montagens.
No portfólio, encontram- se marcas de lentes que possuem reconhecimento em todo mundo. Nossa empresa valoriza sobretudo a satisfação dos seus clientes. Por isso, oferecemos lentes com melhor acabamento e durabilidade.
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