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BBB e Marketing para Óticas: Como criar conteúdo para a sua loja falando sobre o Reality?

Como criar conteúdo sobre BBB para a sua ótica? Vamos te ajudar!

Desde que mudou o seu formato, em 2020, e passou a incluir influenciadores e famosos em seus participantes, o Big Brother Brasil tem dado aula de estratégia de marketing de conteúdo para empresas. E aqueles que possuem visão estratégica estão tirando muito proveito dessa situação – mesmo que não sejam patrocinadores do reality!

Falando em patrocinadores, Big Brother Brasil 23 bateu recordes esse ano, com mais de 30 empresas patrocinando a edição. Mas, como o marketing de sua ótica pode se beneficiar do que ocorre dentro do reality show? 

Se você e sua equipe tiverem tempo e disposição para acompanhar a casa mais vigiada do Brasil, preparem o caderninho e anotem as dicas. Essa pode ser uma ótima oportunidade para entrar nas conversas e aprender como criar conteúdo sobre BBB para atrair mais atenção para a sua empresa.

 Marketing de Oportunidade: O que é?

O Marketing de Oportunidade ocorre quando uma empresa se beneficia de um acontecimento da atualidade, uma tendência, data comemorativa, celebração cultural ou até mesmo de uma ação da concorrência.

A ideia do Marketing de Oportunidade é ligar a sua ótica, por exemplo, ao BBB. Ou seja, uma forma interessante de trazer atenção para a sua empresa, promover os seus produtos e serviços e aumentar o engajamento dos seus clientes com as suas redes sociais. 

Mas, atenção: não basta apenas criar um conteúdo bobo e sem conexão com o seu nicho. É preciso criar formas de dialogar com seus clientes e com a sua marca! 

Como criar conteúdo sobre bbb

Separamos 5 dicas para você aprender a como criar conteúdo sobre BBB em sua ótica e estar sempre antenado no assunto do momento.

Vamos dar uma espiadinha!

Atenção aos memes do BBB23

Todos os anos o BBB nos oferece uma chuva de memes e que são utilizados por diversos nichos. Fique atento aos gifs, áudios em alta para reels e TikTok, bordões e imagens que a sua óptica pode utilizar nas postagens para viralizar os produtos nas redes sociais de maneira orgânica. 

Aprenda a produzir conteúdos virais lendo nosso artigo sobre Marketing viral para óticas: como produzir conteúdos que engajam?

Aproveite os assuntos mais quentes

Todo BBB lança uma tendência! 

Esse ano, fique esperto nos modelos de óculos de sol e de grau dos participantes. Já vale preparar uma carrossel com os modelos mais bonitos e sinalizar para seus seguidores que a sua óptica também possui para venda, tá? 

Além disso, esse é o momento para falar sobre tendências de cores, modelos, formatos ideais para cada tipo de rosto, cuidados com lentes… Olha só quanto conteúdo bom!

Gere conversas em suas redes sociais

Converse ativamente com as pessoas nas redes sociais através das hashtags sobre o programa, principalmente no Twitter e Instagram. Dessa forma, você vai apresentar a sua óptica para quem se interessa pelo BBB e não mora em sua cidade. Esse é o melhor momento para expandir o seu negócio virtual! 

Responda aos tweets e comentários (de forma respeitosa, claro), seja bem-humorado e mostre a personalidade de sua empresa, despertando a curiosidade do público em conhecer a sua marca nas redes sociais. 

Essa é uma forma de gerar conexões reais com o seu público-alvo sem investir um alto valor em anúncios. Legal, né?

Se você quer se aprofundar nesse tema, leia nosso artigo sobre  Redes sociais e Óticas: Descubra como se aproximar de seus clientes através da Internet

Seu público precisa se identificar com a sua empresa

Depois de entender que é preciso conversar com seus consumidores, agora é hora de alinhar os valores da sua marca e deixá-los devidamente esclarecidos com o seu marketing.

Aqui, a Economia Afetiva é o nome certo. Nesse cenário, a sua óptica cria vínculo com os clientes através de conversas que criam identificação e, após isso, oferecem a venda do produto. Ou seja, venda, primeiramente, uma ideia. 

Outro ponto importante é garantir que o atendimento de sua óptica seja humanizado, o destacando da concorrência. A internet abre portas e as tendências criam oportunidades, mas a forma como você vai gerir essas mudanças irão ditar o futuro de sua empresa. 

A estratégia deu certo? Pode repetir!

Já ouviu falar na frase: “Em time que tá ganhando não se mexe”? Pois é!

Se você verificou, junto com seu time de marketing, que as estratégias deram certo, continue apostando! Invista em Reels, memes, mostre seus produtos de forma interativa, converse com seu público, mostre seus vendedores, faça enquetes sobre o BBB e, principalmente: coloque o nome da sua ótica na boca do povo!

Aproveite essa época para fazer das suas redes sociais um case de sucesso de Marketing Estratégico e aumente as suas vendas onlines e físicas através delas.

Estratégia de cupom de desconto 

Desde que inovou o seu formato, o BBB vem chamando a atenção pela forma como integra as plataformas online e offline. Essa estratégia, chamada de Omnichannel, ocorre quando uma marca usa vários canais de comunicação para repassar uma mensagem. Dessa forma, há convergência de mídias e o usuário não vê diferença entre o universo online e offline. 

Voltando para o universo das óticas, uma forma de trazer o público antenado no BBB para o site de sua ótica, é interligar os descontos à porcentagem do eliminado no paredão, por exemplo. 

Para que essa campanha tenha sucesso, é preciso que o desconto seja atraente e tenha um período determinado para ser utilizado, gerando urgência e escassez na mente do consumidor. Além disso, também deve haver uma estratégia de comunicação condizente com a oferta.

Um outro tipo de oferta também pode ser usado:

  • Disponibilizar cupons com descontos atrativos (20%, 30%. 50% por exemplo), em noites de votação, para modelos específicos. Deixar claro que a promoção é por tempo limitado ou apenas para as X primeiras compras;

A ótica precisa divulgar a novidade em suas redes sociais, e-mail marketing e site e promover publicações no Facebook e Google Ads.  É importante não prorrogar a ação e não tornar a ideia algo cotidiano, já que isso faz com que os consumidores não criem urgência em relação às ofertas.

Saiba mas sobre a Orgalent

A Orgalent pertence ao grupo Essilor, e disponibiliza as melhores tecnologias que existem no mercado, que são utilizadas em laboratórios europeus e norte-americanos.

Somos o  laboratório mais completo na América Latina. Temos como missão atender os lojistas com excelência. Oferecemos um vasto leque de serviços relacionados ao mercado óptico, como tratamentos de lentes, colorações e montagens.

 No portfólio, encontram- se marcas de lentes que possuem reconhecimento em todo mundo. Algumas delas são:

  • Varilux
  • Lentes Kodak
  • Transitions
  • Xperia
  • Crizal
  • Brasilor
  • Oxford
  • Eos
  • Paragon
  • E mais! 

Nossa empresa valoriza sobretudo a satisfação dos seus clientes. Por isso, oferecemos lentes com melhor acabamento e durabilidade.

Entre em contato e conheça  mais sobre o nosso trabalho! Temos uma equipe pronta para tirar suas dúvidas.