Notícias

Como funciona os óculos para daltonismo e onde encontrá-los

Transitando pela internet, você já se deparou com aqueles vídeos de pessoas com daltonismo utilizando óculos especiais e enxergando as coisas “normalmente” pela primeira vez? É realmente muito emocionante! A pergunta por trás disso tudo é: mas como será que esses óculos funcionam?

Se você ficou curioso, preparamos no blog de hoje um conteúdo muito bacana explicando toda a tecnologia por trás dessas lentes e como fazer para encontrá-las!

Antes de tudo, o que é Daltonismo?

O daltonismo é uma condição hereditária e rara que provoca dificuldades na percepção de algumas cores. Por ser associada ao cromossomo X, acaba afetando mais os homens do que as mulheres.

No centro das nossas retinas, possuímos fotorreceptores responsáveis por captar a luz que chega e transmiti-la para o cérebro, permitindo que a gente consiga reconhecer as imagens e as cores de tudo ao nosso redor.

Essas células fotorreceptoras podem ser de dois tipos: cone, responsável pelo colorido, e bastonete, responsável pelo preto e branco. Quando uma pessoa não possui uma quantidade satisfatória de cones, não é possível levar ao cérebro que cor exatamente é aquela do objeto que está sendo observado.

Podemos categorizar o daltonismo em três tipos:

  • Protanopia: Alteração na visão da cor vermelha, sendo confundido por marrom, verde ou cinza.
  • Deuteranopia: Quando não enxerga a cor verde, que, geralmente, são vistos em tons de marrom. Por exemplo, ao ver uma árvore, o daltônico não vê muita diferença entre tronco e folhas.
  • Tritanopia: Alteração parcial na percepção do azul e amarelo, sendo um tipo mais raro em comparação com os outros. Geralmente, não é possível identificar as diferenças nas tonalidades de azul, o amarelo vira rosa claro e o laranja desaparece.

Apesar dos avanços rápidos em tecnologias relacionadas à visão e saúde ocular, até então, a condição não apresenta cura nem tratamentos.

Mas e os óculos especiais?

Os famosos óculos para daltonismo não funcionam nem como cura ou tratamento do problema, apenas oferecem a possibilidade para as pessoas enxergarem com mais clareza!

Já apreciou uma árvore antes? Agora imagine não conseguir enxergar a sua beleza direito. Por isso os vídeos que encontramos na internet são tão emocionantes, enxergar todas as cores do mundo é realmente gratificante.

Entenda melhor o funcionamento dessa tecnologia:

Por trás da tecnologia dos óculos para daltonismo

A grande descoberta na verdade foi acidental! Don McPherson, o grande cérebro por trás disso tudo, estava tentando criar óculos que protegessem os médicos durante as cirurgias a laser.

Com o grande sucesso da criação, ele começou a utilizá-los no seu dia a dia e percebeu que as coisas pareciam ter ganhado mais cor, estavam mais vivas e bonitas. Durante uma partida de frisbee com o amigo Michael Angell, que é daltonico, o mesmo pegou os óculos para testar e percebeu, ao olhar um cone de trânsito, que estava conseguindo enxergá-los direito!

Com a descoberta inusitada, McPherson passou a estudar mais a fundo sobre daltonismo, se juntando com Tony Dykes e Andrew Schmeder e criando a EnChroma Labs, primeiro e maior laboratório óptico voltado para a criação de óculos para daltônicos.

Essa tecnologia inovadora oferece lentes com filtros especiais revestidos com um composto de minerais que absorvem e filtram os comprimentos de ondas entre o vermelho e o verde, ajudando a não se sobreporem tanto e melhorando a identificação das cores pelo cérebro.

Como adquirir um óculos para daltonismo

Apesar de não ser muito comum no mercado, principalmente no Brasil, é possível encontrar algumas marcas que oferecem essa tecnologia.

Como falamos anteriormente, a EnChroma é a mais famosa de todas, com base na Califórnia, Estados Unidos, produz diversos modelos, que parecem muito com óculos de sol tradicionais, disponíveis até para crianças.

A Pilestone é a melhor opção para quem é brasileiro, que oferece variedade para os diversos tipos da disfunção e estilos diferenciados.

E para quem está curioso sobre os preços, eles vão variar em cada marca, de acordo com design, necessidade ou até se vai precisar unir à lentes corretivas.

Gostou da curiosidade? Dentro do meio óptico, onde as inovações evoluem tão rapidamente, é importante estar sempre antenado nas novidades e últimas tendências do mercado!

Se você busca adquirir mais conhecimento sobre temas relacionados à Saúde Ocular e se manter atualizado sobre produtos, tecnologias e lançamentos, nós oferecemos conteúdos exclusivos para nutrir e agregar valor a si mesmo e todo o time da sua Ótica! Fique por dentro de tudo aqui na Orgalent e acompanhe as nossas redes sociais.