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CRM para ópticas: O que é e por que usar essa ferramenta?

Quer saber qual a importância de usar CRM para ópticas? Leia nosso artigo!

Você já ouviu falar em CRM? O Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) é fundamental para uma gestão eficiente de qualquer empresa. Se você ainda não usa essa ferramenta em sua óptica, está na hora de se atualizar!

Ao iniciar uma empresa, utilizar planilhas e agendas para controlar a entrada e saída de clientes é comum. Porém, quanto mais a sua óptica cresce, mais ferramentas mais elaboradas ela necessita. 

Afinal, embora as planilhas sirvam no começo, a necessidade de uma ferramenta mais profissional torna-se fundamental para o sucesso de sua empresa. Através do CRM é possível atualizar e compartilhar dados importantes com seu time, acompanhar vendas e entender o que o seu público deseja – tudo isso em tempo real.

O que é CRM?

De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório de Dados da GoDaddy, o CRM é usado por 65% das micro e pequenas empresas no Brasil. O “Customer Relationship Management” ou CRMs, são sistemas feitos para gerenciar a interação com os clientes e potenciais clientes de uma empresa – nesse caso, sua óptica. 

Ou seja, ao ter um CRM para ópticas, quando o seu vendedor entra em contato com um cliente, é possível armazenar nessa ferramenta os principais dados dele, como nome completo, endereço, telefone, quantidade de visitas ao site e a descrição dessas interações. 

Assim, todos esses dados importantes ficam reunidos em apenas um lugar. Ou seja, investir nessa ferramenta é um diferencial para se destacar entre os clientes e os concorrentes. 

CRM para ópticas: qual a importância dessa ferramenta na tomada de decisões?

Utilizar um sistema de CRM para ópticas é muito importante por diversas razões, já que essa ferramenta é essencial para a gestão de relacionamentos entre o cliente e no sucesso de sua óptica. 

Separamos quatro motivos para você investir em um CRM! 

Organização e controle nos processos:

Através do CRM, a sua óptica consegue organizar todo o processo de vendas e analisar o funil em tempo real. Isso possibilita uma visão objetiva das etapas de negociação e torna o direcionamento de esforços e fechamento de vendas mais fácil.

Melhor experiência do cliente:

Ao ter dados mais detalhados disponíveis, as equipes de vendas, marketing e atendimento de sua óptica conseguem personalizar as interações, elevando o nível da experiência do cliente. E de acordo com o Relatório de Customer Trends da Zendesk para 2022, 92% dos consumidores dizem que uma experiência positiva de atendimento ao cliente aumenta a probabilidade de eles fazerem outra compra.

Maior organização:

Ao usar um CRM para óptica, todos os seus funcionários, não importa o cargo, ao utilizarem um desktop, usarão do mesmo sistema, o que facilita o treinamento.  

Tomada de decisão:

Através dos dados e análises dados pela ferramenta, é possível que sua óptica tome decisões assertivas e informadas, baseadas em dados e não em achismos. Isso incluiu a tendência de vendas, a preferência do cliente e a análise de qual área de sua óptica necessita de melhorias. 

Quando implementar uma ferramenta de CRM?

Se a sua óptica faz parte das micro ou pequenas empresas, você provavelmente ainda faz o controle e gestão utilizando planilhas de Excell ou agendas – e elas podem estar funcionando bem até agora!

Porém, se você deseja aprimorar as suas estratégias e tem percebido que a sua empresa desenvolveu uma necessidade de ferramentas mais completas, chegou a hora pensar sobre o uso de CRM. 

Aqui estão alguns sinais de que você já precisa implementar um CRM para óptica:

  • Percebeu que perdeu algumas vendas por que o acompanhamento correto não ocorreu;
  • Deseja melhorar a comunicação central entre a equipe de vendas e as equipes de suporte no diz que respeito ao compartilhamento de informações sobre os clientes;
  • Notou que seu  processo de vendas não está bem alinhado, levando mais tempo para responder às dúvidas dos clientes.
  • Ainda gera relatórios manuais e sente que possui poucos dados para tomadas de decisões.

Se você se identificou com algum desses pontos (ou todos), está na hora de implementar um CRM em sua óptica!

Análise de dados e experiência do cliente: o que tem a ver?

Os números não são apenas para informar quanto a sua óptica tem de lucro ou perda durante o mês. Eles também são essenciais para auxiliar na construção de uma experiência positiva de seu cliente e, consequentemente, da fidelização dele à sua óptica.

Promover uma boa experiência ao cliente é uma das principais estratégias de vendas e a análise de dados vem como um grande aliado nesse processo. 

Por exemplo, através da análise de dados é possível traçar o perfil de seus consumidores, com informações sobre a região onde moram, idade, canal que mais usam para realizar compras e outras informações. 

Também é possível saber quais os produtos mais consumidos e a época do ano em que as vendas mais crescem, além do valor gerado por cada consumidor.

Percebeu? A análise de dados é essencial para uma boa gestão de empresa e para garantir que o seu cliente tenha uma experiência satisfatória e personalizada, tornando-o um dos principais canais de divulgação orgânica positiva de sua óptica. 

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A Orgalent pertence ao grupo Essilor, e disponibiliza as melhores tecnologias que existem no mercado, que são utilizadas em laboratórios europeus e norte-americanos.

Somos o  laboratório mais completo na América Latina. Temos como missão atender os lojistas com excelência. Oferecemos um vasto leque de serviços relacionados ao mercado óptico, como tratamentos de lentes, colorações e montagens.

No portfólio, encontram- se marcas de lentes que possuem reconhecimento em todo mundo. Nossa empresa valoriza sobretudo a satisfação dos seus clientes. Por isso, oferecemos lentes com melhor acabamento e durabilidade.

Entre em contato e conheça  mais sobre o nosso trabalho! Temos uma equipe pronta para tirar suas dúvidas.