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Experiência do Cliente: O jeito disney de encantar os clientes em sua ótica.

Em um mercado competitivo, a excelência na experiência do cliente tornou-se uma necessidade incontestável para o sucesso de óticas e lojas.  Ou seja, uma abordagem única e inspiradora pode fazer toda a diferença.

Neste contexto, mergulhamos no universo encantador da Disney, uma referência quando falamos em experiência do cliente. Assim, vamos desvendar os segredos por trás do livro “O Jeito Disney de Encantar os Clientes”. 

Saiba como essas estratégias podem transformar o atendimento e a fidelização dos clientes em sua ótica, a fim de proporcionar não apenas uma experiência positiva, mas uma verdadeira conexão com eles.

Confira 4 dicas essenciais para garantir uma experiência do cliente excepcional em sua ótica. 

Os resultados da pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, evidenciam a importância da experiência do cliente positiva em todas as fases do processo de venda.

De acordo com a pesquisa, 87% dos consumidores preferem marcas que proporcionam uma experiência positiva.

O que é a experiência do cliente?

A experiência do cliente é a soma de todas as percepções e sentimentos que temos em relação a situações específicas que vivenciamos. Ou seja, após a interação com um produto ou serviço, a percepção pode ser positiva ou negativa.

Por essa razão, é essencial realizar uma avaliação honesta da experiência do cliente em sua ótica. Assim, essa prática auxilia na compreensão mais aprofundada da perspectiva do consumidor, identificando os pontos chaves  que requerem melhoria para aumentar a satisfação diante dos serviços oferecidos.

Afinal, quando a experiência do cliente é positiva, a sua loja é beneficiada com resultados  satisfatórios: 

 Fidelização Garantida:

Clientes satisfeitos e felizes não apenas fazem compras, mas tornam-se leais à sua ótica. 

Redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes):

Clientes satisfeitos tornam-se seus maiores promotores. Ou seja, ao recomendarem sua marca para amigos e familiares, você alcança novos clientes de forma orgânica, 

Aumento do Ticket Médio:

Para muitos consumidores, o preço pesquisa do Reclame Aqui, 51,2% afirmaram que estariam dispostos a pagar mais por um produto se tivessem uma experiência de compra melhor;

Mais Lucro:

Com uma base sólida de clientes, cada venda se torna mais lucrativa. Com o aumento do ticket médio, ocorre  uma expansão considerável na lucratividade. 

O jeito Disney de encantar clientes 

O jeito  Disney de encantar clientes, ou a Metodologia Disney, pode transformar tanto o faturamento da sua ótica quanto a forma que você atende seus clientes. 

Essa abordagem, reconhecida por sua eficiência em proporcionar experiências memoráveis, não se limita apenas aos parques temáticos. Na verdade, ela pode e deve ser aplicada com sucesso em qualquer modelo ou tamanho de negócio

Para isso separamos 4 dicas práticas para implementar em sua ótica:

Tenha um elenco mágico 

Nesta abordagem, todos os colaboradores da Disney são chamados de “atores”, e a seleção desse elenco é realizada de maneira bastante criteriosa. 

Cada membro da equipe em sua ótica representa uma lembrança da sua marca na mente do seu consumidor. Por esse motivo, é fundamental contar com uma equipe alinhada aos valores do seu negócio e a da sua marca.

O Fit Cultural de cada indivíduo, sua cordialidade e atenção ao cliente, têm mais valor do que as competências técnicas, pois a partir disso, a empresa  deve desenvolver e aprimorar suas habilidades, por meio de treinamentos e incentivos. 

Tenha um atendimento extraordinário  

Segundo Amy Cuddy, renomada professora da Harvard Business School, as primeiras perguntas que a nossa mente faz ao conhecer alguém são: “Posso confiar nesta pessoa?” e “Posso respeitar essa pessoa?”. 

Acredite ou não, as respostas para essas perguntas moldam 80 a 90% da primeira impressão! Afinal, quem nunca ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica? Pois é.

Agora, imagine proporcionar ao seu cliente uma experiência tão incrível na sua ótica que ele não apenas sai satisfeito, mas também guarda na memória uma experiência memorável. Este é o primeiro passo para garantir não apenas uma venda, mas a fidelização do cliente.

No universo das óticas, reclamações sobre péssimo atendimento, qualidade inferior dos óculos e preços que não condizem com o produto, podem não só prejudicar a  imagem da sua marca, mas propagar o afastamento de potenciais clientes.

É fundamental que você treine sua equipe para um atendimento ágil e personalizado. Para medir as implementações, conduza pesquisas de satisfação para compreender as razões pelas quais os clientes escolhem sua ótica. Colete feedbacks e atue na transformação desses pontos de melhoria.

Tenha um ambiente confortável  

Coloque-se no lugar do seu cliente desde o primeiro contato até após o fechamento da venda. A experiência do cliente é um processo contínuo, e o consumidor moderno percebe quando a atenção da empresa diminui após a compra.

Para destacar sua ótica, é crucial investir em elementos visuais que refletem a identidade da sua marca. Elementos visuais como cores, comodidades, e infraestrutura da loja desempenham um papel importante para a experiência do cliente de forma tangível e intangível.

Garante que seu espaço físico ofereça comodidades como café, água, wi-fi, biscoitos, entre outros, para proporcionar ao cliente o tempo necessário durante a negociação e pós-compra. Esses detalhes fazem toda a diferença.

Além disso, a experiência online deve ser igualmente envolvente. Certifica-te de que as vendas pela internet proporcionam uma experiência tão marcante quanto a presencial. Afinal, a excelência no atendimento não tem fronteiras, seja no ambiente físico ou virtual.

Tenha uma experiência integrada produto e serviço 

A chave para uma experiência memorável em sua ótica e  verdadeiramente integrada, onde produto e serviço se entrelaçam em perfeita harmonia. É um produto que esteja à altura de todo o valor incorporado ao serviço.

 É a fusão desses elementos que cria uma experiência única! Nesse cenário, destacamos os produtos Orgalent como a escolha ideal.

Orgalent é mais do que um laboratório de lentes; é um símbolo de inovação, comprometido com a qualidade e adoção de tecnologia de ponta. 

Explore os diferenciais das lentes Orgalent:

Marcas Inovadoras:

 As lentes Orgalent oferecem uma variedade de marcas inovadoras que atendem às necessidades específicas dos clientes, proporcionando visão nítida e confortável;

Tratamentos antirreflexos avançados: 

Os tratamentos antirreflexos aplicados nas lentes Orgalent reduzem os reflexos indesejados, melhorando a clareza da visão e a estética dos óculos.

Mais tecnologia: 

As lentes Orgalent incorporam tecnologia de última geração, garantindo uma experiência visual de alta qualidade.

Melhores acabamentos: 

Os acabamentos das lentes Orgalent são conhecidos por sua durabilidade e resistência a arranhões, mantendo os óculos em excelente estado por mais tempo.

Qualidade Essilor:

 A Orgalent é parte do grupo Essilor, líder global em lentes oftálmicas. Isso significa que seus clientes receberão lentes de alta qualidade com rapidez e confiabilidade.

Ao oferecer produtos Orgalent em sua ótica, você demonstra um compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente. 

Saiba mas sobre a Orgalent

A Orgalent pertence ao grupo Essilor, e disponibiliza as melhores tecnologias que existem no mercado, que são utilizadas em laboratórios europeus e norte-americanos.

Somos o  laboratório mais completo na América Latina. Temos como missão atender os lojistas com excelência. Oferecemos um vasto leque de serviços relacionados ao mercado óptico, como tratamentos de lentes, colorações e montagens.

No portfólio, encontram- se marcas de lentes que possuem reconhecimento em todo mundo. Nossa empresa valoriza sobretudo a satisfação dos seus clientes. Por isso, oferecemos lentes com melhor acabamento e durabilidade.

Entre em contato e conheça  mais sobre o nosso trabalho! Temos uma equipe pronta para tirar suas dúvidas.