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Marketing para óticas: como usar o reels na estratégia?

O marketing para óticas é essencial para o sucesso das vendas. Quem não é visto não é lembrado. E você já sabe disso. Estar presente nas redes sociais é essencial para alavancar os resultados e garantir a visibilidade de qualquer negócio, inclusive da sua ótica.

No entanto, não basta apenas criar um perfil nas redes sociais para alcançar sucesso no digital. É algo que requer muito tempo, dedicação, pesquisa, planejamento e é, claro, muito estudo.

Para ganhar destaque no instagram, a sua ótica precisa acompanhar as tendências de rede social. Um tipo de conteúdo que vem ganhando destaque é aquele que é bastante dinâmico e feito em formato de vídeo: o reels.

Considerado um rival da rede social chinesa TikTok, o recurso foi lançado em 2020 e segue sendo bastante consumido pelos usuários. Ele permite criar vídeos com duração média de um minuto, que podem incluir efeitos, áudios de outras pessoas e realizar montagens.

A popularização do recurso em muito se relaciona com o novo perfil dos internautas: é bastante dinâmico e oferece a informação que a pessoa precisa de maneira rápida e direta. E engana-se quem pensa que o reels só funciona para publicação de coreografias ou dublagem de áudio.

O recurso pode ser utilizado para os mais variados objetivos, pelas mais diferentes marcas, inclusive para o marketing de óticas.  Quando construído de maneira coerente e planejada, possui altas chances de viralizar e trazer resultados para o seu perfil.

Ainda tem dúvidas sobre como aplicar as novas tendências do marketing digital na sua ótica? Não se preocupe! A Orgalent preparou um conteúdo que poderá te ajudar nisso. Boa leitura!

Antes de tudo: o que é e como surgiu o reels do instagram?

Desde receitas a dicas de exercícios para academia, o consumo de vídeos curtos está cada vez mais comum na vida dos internautas. O reels surgiu em 2020 durante a pandemia da Covid-19 e representa o principal concorrente do TikTok.

Com a duração máxima de 60 segundos, os reels do instagram é um espaço para que os usuários da rede social produzam esse tipo de conteúdo, que pode ser gravado no momento da publicação ou resgatado da galeria do celular.

O reels pode ser editado com músicas, filtros coloridos, textos e muito mais. Também existem opções para: sobrepor imagens, aumentar ou diminuir a velocidade das imagens e do som e também um temporizador onde se pode gravar os vídeos sem usar as mãos. Se pode usar e abusar da criatividade para incorporar essas funções.

Ele não está disponível somente para contas verificadas. Qualquer um pode usá-lo para conseguir engajamento.

A ferramenta foi bastante aceita pelo público. Uma pesquisa divulgada pelo Opinion Box mostrou que 67% dos brasileiros entrevistados assistem reels ao menos uma vez por dia. Paralelo a isso, 58% afirmaram que veem vários desses vídeos em sequência.

O recurso virou tendência e há muito tempo deixou de ser somente utilizado para produzir conteúdos humorísticos. Com planejamento, pode se transformar em uma poderosa ferramenta de divulgação do seu negócio.

O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, ficando atrás somente dos Estados Unidos.  Mais da metade dessas pessoas já utilizaram a rede social para se comunicar com empresas.

Sem falar que  você já deve ter ouvido por aí que existem muitas óticas espalhadas em cada cidade. Em meio a toda essa concorrência, você precisa ficar antenado para não ficar para trás.

Marketing para óticas: Como escolher o conteúdo que minha ótica produzirá no reels?

O conteúdo para o reels não deve ser produzido de maneira aleatória. Para que traga resultados, assim como qualquer ação de marketing, ele também precisa de estudo e planejamento. Confira abaixo o passo a passo antes de partir para a ação.

  1. Conheça o seu público

Conhecer o seu público é o passo inicial de toda e qualquer ação de marketing, sobretudo quando se fala sobre tendências de marketing. Procure saber a idade, quais são as maiores dores e que tipo de conteúdo consome. Uma sugestão é treinar sua equipe para receber essas respostas durante o atendimento na ótica.

A linguagem que você irá utilizar na publicação deve se adequar ao perfil do seu cliente e ao o que ele deseja saber. Com esses dados, faça a seguinte pergunta: o que eu posso publicar para reter a atenção dessas pessoas? É a partir dela que irão surgir as melhores estratégias.

  1. Planeje e execute

Agora que você já tem o público em mente, é hora de partir para a ação de marketing para óticas. E o principal desafio é o tempo, pois você tem apenas um minuto para divulgar toda a informação de que precisa.

Desde a música que você utilizará até a legenda e horário de publicação, tudo deve ser planejado de maneira detalhada para reter a atenção do público.  Mantenha o post alinhado com o objetivo que você traçou.

Com o roteiro em mãos, lembre-se de que conteúdos de qualidade dificilmente ficam prontos de uma hora para outra. Você pode precisar gravá-lo mais de uma vez, sem falar que uma boa edição também é essencial para garantir visualizações.

  1. Monitore e mensure

A sua estratégia não acaba depois que o reels é publicado. É preciso acompanhar as reações  e comentários do público para ter a certeza de que o conteúdo teve o resultado esperado. É muito importante responder aos comentários para manter a interação com os seguidores.

No marketing para óticas ambém é fundamental mensurar os resultados da publicação. Métricas como impressões, visualizações, compartilhamentos e comentários são importantes para saber se o vídeo agradou.

Caso não tenha ocorrido como você planejou, procure identificar quais foram as falhas na execução para melhorar no próximo.

Marketing para óticas: Como produzir um conteúdo que viralize no reels?

Só ser criativo não basta para produzir um reels que viralize nas estratégias de marketing para óticas. Por trás do instagram, existem alguns “macetes” que ajudarão o vídeo da sua ótica a alcançar mais usuários. Confere só!

  1.  Atenção no começo

Se coloque no lugar do seu seguidor. Quantas vezes você já abandonou um conteúdo nos primeiros cinco segundos?  É essencial reter a atenção do público já no começo dos reels. Traga no título e na introdução da gravação elementos que despertarão a curiosidade de quem assiste e que resumem bem o que será abordado.

  1. Adapte o que já deu certo ao gosto do seu público

Você já deve ter visto por aí algumas trends bastante populares no reels como: “My name, my age” e “Também me chamam de”. Com a criatividade, você pode muito bem adaptá-los para o contexto e público da sua ótica.

Por isso, fique de olho nessas tendências no recurso e analise marcas que a adaptaram para te inspirar.

  1. Use músicas que estão em alta

O som dá realmente um diferencial em qualquer conteúdo de marketing para óticas, não é mesmo? Por meio de uma publicação oficial no perfil para criadores de conteúdo, o Instagram declarou que  que Reels com áudios são mais propensos a serem recomendados.

Os áudios que possuem uma seta no nome estão em alta e muitos usuários estão utilizando ele para produzir conteúdos virais. O ideal é fazer uso desses áudios no seu conteúdo, gerando uma aproximação com seu público.

  1. Utilize as hashtags corretas

O uso das hashtags corretas no reels é essencial para aumentar o alcance do vídeo porque facilita o usuário a encontrá-lo. Por isso, opte por tags que se relacionam com o seu conteúdo e que estão sendo usadas por outros perfis semelhantes ao de sua ótica.

  1. Para toda estratégia de marketing para óticas: Não se esqueça da CTA

A legenda também é parte fundamental do seu conteúdo. Além das hashtags não se esqueça de colocar direcionamento de ações para o seu público (CTA). Frases  como “salve para ver depois”, “compartilhe com um amigo que possa se interessar”,  e “comente o que você achou desse conteúdo” influenciam os usuários a interagirem com o seu post. .

  1. Compartilhe o reels no seu story

O site Hootsuite provou que repostar o reels nos stories pode aumentar a visualização dos vídeos, o que consequentemente leva a um aumento no número de curtidas e comentários do post. Também é essencial manter a constância das publicações.

Conheça a Orgalent: um laboratório comprometido com a tecnologia e inovação

Há mais de 32 anos no mercado, a Orgalent possui um sério compromisso em melhorar a vida das pessoas através da visão. Apresentamos excelência em surfaçagem de lentes de grau e tratamentos anti reflexos, que podem transformar a vida do seu cliente e a realidade da sua ótica, trazendo reconhecimento a ela.

Somos uma empresa 100% pertencente ao  Grupo Essilor, líder mundial em lentes oftálmicas. Temos as melhores tecnologias do mercado, que também são usadas nos laboratórios europeus e americanos.

Confira abaixo algumas das marcas que estão presentes em nosso portfólio:

Varilux

Lentes Kodak

Transitions

Xperia

Crizal

Brasilor

Oxford

Eos

Paragon

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