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Está chegando a hora: 5 dicas para sua ótica vender mais no carnaval

Depois de quase três anos sem comemorações oficiais de Carnaval por causa da COVID-19, o brasileiro se prepara para a festa mais esperada do ano. Porém, muitos donos de óticas ainda não sabem como aproveitar essa oportunidade única para vender mais produtos e fazer o marketing de sua empresa bombar – seja nas redes sociais ou nas lojas presenciais.

Nesta época do ano, principalmente nas cidades onde terão festas, como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, entre outras, milhares de turistas estão  prontos para curtir o Carnaval. Chegou a hora das ópticas se beneficiarem muito dessa época!

Seja com dicas de óculos, promoções especiais, descontos ou brindes diferentes, a sua ótica pode se destacar e aproveitar a data para atrair novos clientes e ainda oferecer vantagens a clientes já conquistados. Para te ajudar, separamos 5 dicas para sua ótica vender mais no carnaval!

Lembre-se: a divulgação precisa ser feita antes do carnaval

Não adianta fazer todo um planejamento para a época do carnaval, se a sua ótica deixar para fazer as promoções no dia ou na semana das festividades. É importante lembrar que, caso a sua cidade não tenha Carnaval, muitos clientes talvez viajem para outros locais. 

É essencial comunicar as promoções antes do Carnaval, seja por e-mail, mensagens do WhatsApp ou SMS. Principalmente se os óculos com preço promocional forem a cara do carnaval, não é mesmo? 

Separamos para você, neste artigo, uma lista com cinco estratégias de vendas para o Carnaval!

5 dicas para sua ótica vender mais no Carnaval

1.Invista em promoções especiais

Esse ano iremos comemorar o carnaval em Fevereiro, logo após de todo o gasto com materiais escolares que muitos papais e mamães terão com os filhos, além das festas de fim de ano. Por isso, que tal investir em promoções especiais, descontos temáticos e formas de pagamento diferenciadas para os clientes da casa? Lembre-se: o brasileiro raíz é apaixonado por promoção. Essa é uma ótima oportunidade de fidelizar seus clientes antigos e conquistar novos. Aproveite!

Nas redes sociais, faça contagem regressiva, anuncie promoções e divulgue para seus clientes mais próximos pelo WhatsApp. É uma forma de aumentar as suas vendas e, claro, seu faturamento.

2.Escute o seu público

Carnaval é festa, mas negócios são negócios. Por isso, nada de jogar dinheiro fora e comprar materiais sem antes fazer uma densa pesquisa de mercado. 

Conheça as principais tendências dessa época e converse com o seu público: quais modelos de óculos eles procuram? Vale a pena investir em um modelo mais diferenciado? 

Faça um planejamento assertivo e se destaque entre os concorrentes. E, claro: nada de fazer isso em cima da hora! Pesquisa requer tempo e organização. E o lucro da sua óptica é a sua meta! 

3.Deixe a sua ótica com a cara do carnaval

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas muitos empreendedores acabam esquecendo de enfeitar o espaço para os clientes.  O visual é um chamariz na hora de aumentar as vendas no carnaval, já que você pode decorar a sua vitrine, chamar atenção de novos clientes, mudar seu site e deixar a sua loja com uma cara mais carnavalesca. 

Além do mais, ajuda a atrair pessoas que buscam produtos temáticos para o feriado e também dá um ar mais feliz para a sua loja. 

4.Tenha o Carnaval como aliado

Datas sazonais são essenciais para o comércio. O carnaval é patrimônio cultural do Brasil e deve ser aproveitado pelos gestores para o aumento da lucratividade das ópticas. 

É importante que as ações de marketing capturem a atenção dos leads pelo visual. Esse é o momento de dar uma nova cara ao seu site e suas redes sociais, através de peças animadas e coloridas, que lembrem a alegria e a animosidade do Carnaval. 

A comunicação visual é o que vai destacar a sua ótica dos concorrentes e chamar atenção de novos clientes. Busque por referências e tendências, e crie um layout que converse com todas as mídias. 

5.Dê asas à imaginação

O Carnaval libera o sagrado e o profano no brasileiro, por isso, deixe a sua criatividade florescer! Ao dar asas à sua imaginação, você pode ter boas ideias para aumentar as suas vendas.

Que tal estilizar embalagens dos produtos, mudar o visual digital da ótica, fazer novas campanhas carnavalescas, distribuir confetes aos clientes ou contratar um cantor de marchinhas para a loja física? 

Essas ideias chamam a atenção do público, principalmente dos que estão contando os dias para o carnaval. E, claro: invista em um atendimento de excelência e em produtos de qualidade, como as lentes do Laboratório Orgalent, para que seus clientes saiam 100% satisfeitos.

Veja as melhores dicas para manter a organização das vitrines

Pensando no ditado: “nós comemos com os olhos”, vamos levar isso para além e pensar para o lado da organização das vitrines. Somos seres muito visuais, e o que é bonito nos atrai. Na hora das compras, a fachada de uma óptica é o que chama a atenção logo de cara. Então, vamos dar três ideias para arrumação da vitrine de sua loja.

1.Destaque os melhores preços e condições

As primeiras informações que os clientes buscam são os preços e condições de pagamentos. Se a óptica expõe os produtos mais caros, ainda que sejam os mais bonitos, eles já deduzem que aquela é uma loja muito acima do poder aquisitivo deles e não entram para conferir os óculos com preços mais acessíveis que estão fora das vitrines.. 

É claro que você pode expor os produtos mais caros, mas não se esqueça de colocar as opções de parcelamento e, ao lado, os óculos com preços mais em conta. Dessa forma, você chama a atenção dos dois públicos. 

2.Equilibre a vitrine e identidade visual de sua óptica

Se a sua loja já possui uma identidade visual definida, com cores, logotipos e outros elementos, é importante que ela esteja presente, também, na vitrine. Se a sua cor predominante for azul, por exemplo, não faz muito sentido colocar a maior parte dos óculos na cor verde. Respeitar a identidade visual de sua óptica é uma forma de fazer a sua empresa fixar na mente de seus clientes. 

Além do mais, dessa forma você também não polui a sua vitrine. Os óculos são objetos pequenos e delicados e, se misturados com objetos grandes e que tenham grande destaque, podem ser ofuscados e cansar visualmente os clientes. 

3.Junte a coleção de sucesso e a vitrine temática

Estamos na época do Carnaval e no ápice do verão. Que tal preparar uma vitrine temática com os óculos de sucesso dessa estação, campeões de vendas, e preparar uma vitrine com o tema de Carnaval?

Claro, a coleção mais recente também deve ser exposta, pois os clientes amam uma novidade, mas lembre-se que algumas pessoas vão com modelos fixos na cabeça. Podem ser os mais clássicos ou que estão na moda. 

Ou seja, deixe espaço para que esses óculos tenham um espaço de destaque em sua vitrine. 

Conheça a Orgalent: uma empresa 100% do Grupo Essilor

A Orgalent tem como principal premissa melhorar a vida através da visão. Enquanto uma empresa 100% do grupo Essilor, temos em mãos tecnologias que são aplicadas em laboratórios europeus e norte-americanos. Tudo isso para que a sua ótica ofereça as melhores lentes do mercado para os clientes.

Confira abaixo as marcas que estão presentes em nosso portfólio:

Varilux

Lentes Kodak

Transitions

Xperia

Crizal

Brasilor

Oxford

Eos

Paragon

E mais!

Entre em contato e saiba mais sobre nossos produtos e serviços! Gostou do conteúdo? 

Não deixe de ler o texto que preparamos sobre Redes sociais e Óticas: Descubra como se aproximar de seus clientes através da Internet