Notícias

Mitos e verdades sobre as lentes fotossensíveis: é importante tê-las em seu estoque?

As  lentes fotossensíveis são a verdadeira aposta para aqueles clientes que buscam praticidade na hora de escolher o tipo de lente que colocarão nos óculos de grau.

Isso porque uma das principais reclamações dos clientes é a necessidade de trocar o óculos de sol durante os dias de verão e locais com muita claridade.

E é justamente esse o diferencial das lentes fotossensíveis: elas são “adaptáveis à luz”, e escurecem conforme a exposição à luminosidade aumenta.

Aqui na Orgalent, nós produzimos as lentes Transitions, uma marca da Essilor e umas das referência de mercado com relação a qualidade e tecnologia em lentes fotossensíveis.

Confira abaixo o que caracteriza uma lente como fotossensível e conheça  os principais mitos e verdades sobre o tema.

O que são lentes fotossensíveis?

As lentes fotossensíveis ficam transparentes em ambientes internos e escurecem de maneira automática quando são expostas à luz.

Ou seja, esse tipo de lente também garante a proteção contra a radiação solar e os raios UV prejudiciais à saúde dos olhos.

Elas estão disponíveis em praticamente todos os materiais e designs. Até mesmo lentes de alto índice, bifocais e multifocais ou progressivas.

As lentes fotossensíveis mais famosas no Brasil são as lentes Transitions, da marca Essilor e, como informado acima, produzida por nós. Elas são reconhecidas no mercado pela rápida adaptação à exposição solar, qualidade e ótimo custo benefício.

Essas lentes são indicadas para clientes que buscam praticidade e possuem sensibilidade à luz solar.

Como funcionam as lentes fotossensíveis?

O diferencial das lentes fotossensíveis para as tradicionais está em sua composição. Elas possuem o padrão para criação de vidros e acontece uma mistura entre carbonato de cálcio, carbonato de sódio e sílica.

As moléculas presentes nesses componentes são ativadas pela radiação ultravioleta. Essa reação faz com que as lentes escureçam e se adaptem ao meio ambiente.

Ao retornar para um ambiente de menor exposição, elas se tornam transparentes novamente.

No mercado internacional desde os anos 1966, esse tipo de lente sofreu transformações aos longos dos anos, que potencializaram o seu desempenho, trouxe modernidade para os materiais e maior diversidade de modelos.

A velocidade da adaptação à incidência dos raios solares também está cada vez mais rápida, proporcionando maior conforto para o seu cliente.

Marcas já incluíram a tecnologia antirreflexo às lentes fotossensíveis. Esse fator aumenta o desempenho das lentes e ameniza ainda mais os incômodos ocasionados pela radiação solar.

Quais são os tipos lentes fotossensíveis?

Há uma grande diversidade de lentes fotossensíveis no mercado. A escolha da cor da lente faz a diferença sobretudo para os clientes que praticam esportes. Confira abaixo as cores mais comuns:

Lentes fotossensíveis cinza

A lente fotossensível cinza é a mais comum no mercado. Tem como principal característica a ampliação da percepção das cores.

É ideal para o dia a dia e a prática esportiva no geral.

Lente fotossensível marrom

As lentes fotossensíveis na cor marrom são indicadas para dias nublados. A principal característica é que aumentam o contraste das cores.

Devem ser a preferência de quem pratica caiaque, pesca e vela. Mais indicada também para quem é miópe.

Lente fotossensível verde

As lentes fotossensíveis na cor verde são mais indicadas para hipermetropes. Elas oferecem maior precisão visual porque se adaptam às variações de luminosidade.

Quais são os principais benefícios das lentes fotossensíveis?

Por protegerem os usuários contra a radiação UV, as lentes fotossensíveis trazem muitos benefícios para a saúde ocular.

Dessa forma, também evitam o aparecimento de doenças como catarata, câncer da conjuntiva, ceratite e a degeneração macular.

Devido à imensa adaptabilidade à luz, essas lentes proporcionam conforto ao usuário todo dia e evitam que a vista fique cansada.

As diferenças de iluminação entre os ambientes não são um problema para quem utiliza as lentes fotossensíveis. Elas mudam rapidamente conforme a luz.

Além disso, também promovem um maior contraste visual. São práticas e em alguns casos podem ocupar o lugar dos óculos de sol.

Também não interferem no grau de correção ocular do usuário.

O que é mito sobre as lentes fotossensíveis?

As lentes fotossensíveis deixam o olho “preguiçoso”

Não há qualquer comprovação científica que indique que as lentes fotossensíveis deixam a retina viciada.

Crianças não podem usar lentes fotossensíveis 

Pessoas de qualquer idade podem usar as lentes fotossensíveis que é inclusive uma das mais indicadas pelos oftalmologistas.

Em especial, as crianças possuem as lentes oculares naturais muito mais suscetíveis à radiação UV e recebem até três vezes mais esses raios do que adultos de até 20 anos.  Dessa forma, optar pelo modelo fotossensível irá proteger a visão delas com mais intensidade.

O tratamento antirreflexo prejudica o uso de lentes fotossensíveis

Muito pelo contrário. A combinação com os dois tratamentos torna a lente ainda mais versátil e promovem maior proteção aos reflexos indesejáveis e iluminação solar.

As lentes fotossensíveis substituem os óculos de sol

É fato que as lentes fotossensíveis oferecem proteção contra os raios UV durante o dia a dia. Porém, no caso de exposição intensa, como em praias e em piscinas, o ideal é optar por óculos próprios para o sol. Uma sugestão é optar por modelos com lentes polarizadas.

Essas lentes polarizadas foram  feitas para amenizar os impactos da luz e reflexo nos olhos. Elas possuem um filtro extra  que protege os olhos da radiação solar.

Para saber mais sobre as lentes polarizadas leia esse outro artigo disponibilizado em nosso blog.

As lentes fotossensíveis são mais grossas do que as tradicionais

As tecnologias fotossensíveis não influenciam em nada na espessura das lentes.

As lentes fotossensíveis apresentam validade reduzida

As lentes fotossensíveis possuem a validade igual ou até mesmo superior do que as tradicionais. No geral, valem geralmente por três anos a depender do fabricante.

As lentes fotossensíveis demoram para escurecer

O desempenho fotossensível da lente sofre influência da temperatura, exposição aos raios UV e material usado para a produção.

No entanto, é preciso também prestar atenção à marca escolhida. As melhores marcas do mercado são ultra rápidas  nesse processo.

A marca Transitions é comumente utilizada como sinônimo de lentes fotossensíveis, isso acontece porque  apresentam uma qualidade singular. Elas clareiam e escurecem de forma praticamente automática de acordo com o ambiente.

As lentes Transitions podem ser encontradas no laboratório da Orgalent

Saiba mas sobre a Orgalent

A Orgalent pertence ao grupo Essilor, e disponibiliza as melhores tecnologias que existem no mercado, que são utilizadas em laboratórios europeus e norte-americanos.

Somos o  laboratório mais completo na América Latina. Temos como missão atender os lojistas com excelência. Oferecemos um vasto leque de serviços relacionados ao mercado óptico, como tratamentos de lentes, colorações e montagens.

No portfólio, encontram- se marcas de lentes que possuem reconhecimento em todo mundo. Algumas delas são:

  • Varilux
  • Lentes Kodak
  • Transitions
  • Xperia
  • Crizal
  • Brasilor
  • Oxford
  • Eos
  • Paragon
  • E mais!

Nossa empresa valoriza sobretudo a satisfação dos seus clientes. Por isso, oferecemos lentes com melhor acabamento e durabilidade.

Entre em contato e conheça  mais sobre o nosso trabalho! Temos uma equipe pronta para tirar suas dúvidas.