Notícias

Posso comprar óculos sem receitas? Sete dúvidas frequentes do seu cliente

Ao chegar na ótica, o cliente deseja obter o óculos que, muito além de agradá-lo esteticamente, de fato o ajude a enxergar melhor.

 Por isso, algumas perguntas se tornam frequentes e respondê-las da melhor maneira possível é o recomendado para garantir o sucesso da venda.

Para te ajudar nós da Orgalent preparamos um verdadeiro guia com as dúvidas mais comuns dos usuários de óculos, e as respostas mais coerentes para serem dadas. Confira abaixo!

1. Pode comprar óculos sem receita médica?

Quantas vezes um cliente chegou no balcão da ótica onde você trabalha e perguntou se pode comprar um óculos sem a receita do oftalmologista? A resposta exige cautela. 

Quem sofre com problemas de visão, deve procurar um médico oftalmologista com urgência para avaliar o caso. O uso de graus incorretos pode fazer com que a pessoa se esforce cada vez mais para formar a imagem, o que pode deteriorar ainda mais a visão.

No entanto, se ele perdeu a receita, mas sabe de cor o grau que utiliza, a realidade é outra.

2. As lentes do meu óculos possuem validade?

Provavelmente você já deve ter atendido uma pessoa que estava há anos usando o mesmo óculos com a desculpa de que “estava tudo bem com ele”. Mas, será que esse cliente tinha razão?

Quem tem problemas de visão, como miopia e hipermetropia, deve ir ao oftalmologista ao menos uma vez por ano, já que os graus não são fixos e podem ser alterados. Usar lentes de grau incorreto pode trazer severos danos à visão e você deve avisar isso ao seu cliente.

Por mais que o grau dele esteja estabilizado, é fato que o óculos pode sofrer um desgaste com o passar dos anos. Quando a lente apresenta arranhões ou descasca, é preciso trocar com urgência.

3. “No camelô é mais barato?”

Quantas vezes um cliente já desistiu do orçamento do óculos porque achou muito caro e afirmou que encontraria mais barato em outras lojas? É importante reforçar que optar por um óculos de qualidade é sempre um investimento, que traz retorno imediato. 

Uma outra estratégia é conversar com o gerente da loja para avaliar a possibilidade de oferecer desconto, já que o uso de óculos falsificados é um erro bastante prejudicial ao consumidor. 

A compra do objeto em lojas que não são especializadas podem apresentar, além de erros no grau, ocasionar alterações visuais que trazem como consequência lesões, dores de cabeça e náuseas. Ou seja, elas prejudicam a visão no lugar de corrigi-la.

O problema é ainda mais grave quando envolve óculos de sol. Os modelos falsificados não protegem contra os raios ultravioleta e podem inclusive levar à cegueira. Leia mais sobre o assunto no artigo que preparamos sobre os cuidados com a visão durante o verão. 

4. A lente do meu óculos vai ficar “fundo de garrafa”?

Uma das maiores preocupações do cliente que utiliza um grau mais elevado é precisar usar lentes grossas, mais conhecidas como “fundo de garrafa”, que podem interferir na autoestima dele, além de causar desconforto.

Para evitar este problema, fique atento à armação que oferecerá para o cliente. Armações maiores consequentemente terão lentes mais grossas. 

Além de modelos menores, procure dar preferências a óculos redondos, que possuem cortes mais próximos ao centro e disfarçam o grau.

Na hora de escolher as lentes, indique as de resina que são mais resistentes, leves e baratas. Também mostre as vantagens das lentes surfaçadas e feitas sob medida.

5.As lentes transitions substituem os óculos de sol ou devo comprar um também?

Lentes Transitions são lentes de marca registrada da Transitions Optical do grupo Essilor e, apesar de ser conhecida assim, o nome real destas lentes que mudam de cor quando expostas ao sol é lente fotossensível.

Assim, a dúvida normalmente que seus clientes tem é: posso usar lentes fotossensíveis ao invés dos óculos de sol?

Importante informar que as lentes fotossensíveis protegem os olhos contra os raios UVs e são ideais para a maioria das situações do dia a dia. No entanto, para atividades como dirigir ou passar tempo na piscina, os óculos de sol comuns ou polarizados podem ser a melhor opção.

6.Posso escolher meu óculos de sol com lentes coloridas, por serem mais bonitas?

Primeiro e mais importante, é explicar ao seu cliente que existem lentes coloridas para fins medicinais e comuns.

No caso das lentes medicinais, estas devem ser recomendadas pelo oftalmologista de acordo com cada finalidade como, por exemplo, doenças oculares degenerativas como a retinose pigmentar ou problemas de visão decorrentes da diabetes. 

Já as lentes coloridas comuns possuem fins mais práticos, que se adequam às atividades do dia a dia, seja para dirigir melhor, para se recuperar de uma cirurgia, ou para oferecer mais contraste de visão.

Em todo caso, cada cor tem uma finalidade específica em que terá uma atuação melhor, assim, não apenas por estética, é importante entender o objetivo do cliente.

7.A armação que eu escolhi pode influenciar na maneira como eu enxergo?

Dependendo do seu problema ocular e do seu grau, pode influenciar na maneira que você enxerga e na espessura da lente, dando os temidos efeitos de “fundo de garrafa”.

Isto porque a soma da ponte e do aro horizontal da armação precisa ser próximo ou igual a DP do cliente. Quanto mais distante forem esses valores, mais espessa a lente ficará e nenhum índice de refração pode resolver isso.

Para que fique claro, confira na ilustração abaixo, onde temos uma lente -6,00 como exemplo e um DP 60mm montada numa armação de ponte + aro de 69mm. 

Observe que a espessura na parte temporal ficou insatisfatória justamente por causa desta falta de centralização do óculos no rosto do usuário em questão.

Lentes e armação de óculos

Assim, sempre oriente seu cliente a adquirir primeiro as lentes e, após, a armação, para que não tenha problemas futuros.

Conheça um laboratório referência na América Latina

O compromisso com a qualidade e inovação a preços justos no mercado é o que norteia os serviços da Orgalent. Estamos há mais de 40 anos no mercado, melhorando a vida de milhões de brasileiros através da visão.

Não é por acaso que somos um laboratório referência na América Latina.

Algumas das marcas que estão presentes no portfólio da Orgalent são:

  • Varilux
  • Lentes Kodak
  • Transitions
  • Xperia
  • Crizal
  • Brasilor
  • Oxford
  • Eos
  • Paragon
  • E mais!

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre as vantagens de oferecer um produto Orgalent na sua ótica!

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também o post que fizemos sobre lentes oftálmicas. Continue acompanhando nossos artigos!