Notícias

Quais são as melhores lentes de grau para crianças?

É cada vez mais comum que crianças precisem usar óculos de grau. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostram que 12% das crianças em fase escolar e pré-escolar, precisam de óculos. 

E é quando um pai recebe a notícia de que se pequeno precisará de óculos de grau, que surgem as dúvidas mais comuns: quais são as melhores lentes de grau para meus filhos? Como manter as crianças protegidas e livres para brincar e correr usando óculos?

É uma preocupação comum, e tem resposta! 

Pensando nisso, produzimos esse conteúdo para que você, Óptico, saiba orientar o seu cliente em detalhes para que, tanto os pais, quanto as crianças, saiam satisfeitos da sua loja.  

A importância de escolher as lentes de grau certas para crianças

Imagine um dia de uma criança. Quais são as principais atividades? Correr, brincar, estudar, pular, correr de novo, brincar de novo, subir no sofá, pular do sofá, jogar bola, jogar no computador ou celular…

Se você é pai ou mãe, sabe que é exatamente assim. 

Então, não é exagero: é importante sim se preocupar com o tipo de lentes de grau que as crianças vão usar. 

Nesse momento, é necessário unir conforto, durabilidade e a certeza de que os óculos infantis não serão um problema. 

O combo precisa ser completo: a criança precisa se sentir bem, confortável, e usando óculos de maneira que a sua visão esteja 100% funcionando para as suas várias atividades durante o dia a dia. 

Nem sempre essa tarefa é fácil. Então, é importante que cada detalhe que envolva um óculos infantil seja analisado com cuidado para que essa correção visual seja uma experiência boa nos pequenos. 

3 tipos ideais de lentes de grau para crianças

Mas afinal, existe uma lente de grau que seja ideal para criança? Existe mesmo essa distinção entre o que serve para um adulto e o que serve para uma criança?

Sim! Por mais que os pais cheguem à sua loja com a receita do oftalmologista pronta para ser entregue, é comum a necessidade de informações mais pertinentes em relação àquele material que ficará o dia inteiro no olho dos pequenos. 

E é de extrema relevância explicar aos pais quais são essas lentes de grau para crianças, contando o por quê de serem as mais convenientes. 

É de comum acordo entre oftalmologistas que três tipos de lentes são as mais indicadas:

Lentes Trivex

As lentes Trivex são conhecidas por serem extremamente resistentes, tanto quanto as lentes feitas de policarbonato. 

Porém, quando o assunto é qualidade, especialistas afirmam que ela é melhor, já que tem maior transparência, não quebra e já vem com filtro de luz azul embutido. 

Esse filtro é praticamente um requisito básico para as crianças dessa geração, que passam muito tempo sob o impacto da luz de aparelhos eletrônicos. 

Geralmente esse filtro de luz azul é oferecido como um tratamento oftálmico para a lente, mas as lentes Trivex já contam com essa opção. 

Mesmo sendo extremamente resistentes, essas lentes são finas, o que garante que a criança vai enxergar muito bem e as chances de se adaptar mais rapidamente aos óculos de grau são maiores. 

Ela fica em primeiro lugar, entre essas 3 indicações que estamos colocando aqui. 

Lentes de Policarbonato

Um outro tipo de lente que também é muito resistente ao impacto é a lente de policarbonato. Esse material é usado também para fazer a viseira de capacetes, óculos de segurança, pára-brisas e equipamentos de proteção esportivos. 

Por conta da segurança que esse material passa, usar o policarbonato para fazer lentes de grau para crianças se tornou muito comum, e costuma ser a primeira escolha dos pais. 

As lentes de policarbonato são leves e podem ser utilizadas em diferentes modelagens, como lentes progressivas e multifocais. 

Geralmente são lentes com valores acessíveis e proporcionam conforto por serem leves. 

Lentes de Resina com alto índice de refração

E em último lugar, estão as lentes de grau que são feitas de resina, porém com alto índice de refração, o indicado para crianças. 

Apesar de ser a opção mais frágil, quando comparamos com todas essas outras opções, para graus mais altos, as lentes de resina com alto índice de refração se tornam ótimas escolhas. 

Entretanto, no quesito durabilidade e resistência,pode não atender muito bem toda a rotina de uma criança que brinca, corre, pula e faz tudo isso usando óculos de grau. 

As escolhas mais seguras ainda não as lentes Trivex e Policarbonato, mas vale considerar o grau que a criança precisará usar em seus óculos. 

Tratamentos para lentes de grau infantis que fazem toda a diferença

Depois de escolher o tipo de lente, é hora de entender quais são os tratamentos especiais que uma lente de grau infantil precisa ter para atender às necessidades oculares de uma criança. 

É preciso ter bem claro o cenário de que hoje uma criança passa muitas horas em frente às telas, brinca no parquinho da escola na hora do recreio, que é momento em que pega muito sol, e fica exposta a diferentes tipos de iluminação. 

Então, é função do óptico sempre oferecer, no mínimo, os tratamentos básicos para que esse óculos de grau infantil se torne ainda mais confortável e seguro. 

Esses tratamentos são:

  • Antirreflexo
  • Antirrisco
  • Proteção UV
  • Filtro azul

No caso das lentes de grau para crianças, esses tratamentos são extremamente eficazes para a rotina de uso de óculos nas condições que citamos anteriormente. 

A armação também conta: qual é a certa?

E não podemos esquecer que para compor o óculos infantil perfeito, precisamos levar em conta – e muito – a armação! 

Nessa etapa, vale lembrar alguns pontos que, muitas vezes não são considerados na hora de fazer óculos para adultos, que são:

  • Na maioria das vezes, o osso do nariz da criança não está totalmente formado, e ela vai acabar não tendo a sustentação necessária para que o óculos fique perfeitamente encaixado. 
  • A armação não pode ser pesada e muito menos de materiais frágeis, para não machucar em casos de acidentes. 
  • Os materiais menos indicados para fazer uma armação infantil são o acetato, que é pesado, deforma e cai do rosto; o metal, que é extremamente pesado, pode quebrar e machucar, e também as armações no estilo meio aro, em que a parte de baixo têm apenas o fio de nylon, independente do material que seja. 
  • Todas essas opções podem causar acidentes, em caso de quedas. Então, estão descartadas.

Quais são as armações de óculos mais indicadas para crianças?

Eliminando as opções que citamos, as armações mais indicadas são aquelas que proporcionam leveza, flexibilidade, resistência e conforto. 

Além de tudo isso, as crianças precisam se adaptar às lentes de grau e se sentir bem com elas. Por isso, os materiais mais indicados para armações são silicone ou grilamid

O silicone é interessante para crianças abaixo de 12 anos, que correm e pulam e têm essa rotina mais intensa. Servem também para bebês. 

É uma opção flexível e em muitos casos pode ter também uma proteção por trás, para evitar que essa armação caia do rosto. 

O grilamid é mais indicado para crianças maiores, acima de 12 anos. 

E, sempre reforçando, mesmo que as armações escolhidas sejam feitas com esses dois tipos de materiais, é importante que tenham aro fechado, por segurança. 

Dicas adicionais: para os pais não errarem mais na escolha dos óculos para criança

Pronto! Chegamos até aqui com as lentes de grau escolhidas para as crianças, os tratamentos oftálmicos definidos, as armações certas. Ou seja, montamos o óculos infantil perfeito. 

Ainda assim, esse atendimento pode ser mais especializado, com algumas dicas bônus que separamos para o final deste artigo. 

Dica 1 – Fale acerca do design das lentes

No mercado oftalmológico existem dois tipos de design de lentes muito comuns: as lentes esféricas e as lentes asféricas. 

As lentes esféricas contam com um formato de esfera na parte interna e externa das lentes. Sendo assim, costumam ser mais finas no centro e causam uma certa distorção nos cantos. 

É a melhor opção para graus baixos. 

As lentes asféricas possuem um campo periférico mais amplo e tem menos distorções, o que é ideal para graus mais altos. 

Enriqueça seu atendimento com essas informações. 

Dica 2 – Deixe o processo leve incluindo a criança nas escolhas

Seria um erro simplesmente ignorar o gosto de uma criança na hora de escolher um óculos, e o óptico pode fazer isso de forma inteligente. 

Com relação às lentes de grau e à armação, talvez não seja possível para as crianças tomarem as decisões, mas ela pode escolher a cor preferida, por exemplo. 

Se sentindo parte do processo, ela fica mais propensa a aceitar o uso do óculos infantil e os pais ficam satisfeitos. 

Dica 3 – Esteja atento às novidades do mercado oftalmológico

Oferecer um atendimento personalizado fica ainda mais fácil quando o Óptico está por dentro do que acontece nesse mundo e tem informações de fontes confiáveis para passar. 

A venda torna-se, então, uma consequência da confiança que é passada aos clientes, que vão se tornar fiéis e voltar sempre que necessário. 

Conclusão

A Orgalent oferece todas essas opções de lentes com rapidez e qualidade para munir a sua Ótica com o que há de melhor no mercado. 

A empresa une tecnologia, inovação e praticidade no atendimento para atender da melhor forma e com a melhor estrutura. 

Leve o melhor para o seu estabelecimento! 

Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler também Como funciona os óculos para daltonismo e onde encontrá-los