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Fidelização de clientes para óticas: confira dicas

Quantas vezes você já deve ter ouvido expressões do tipo “existe uma ótica em cada esquina da minha cidade” ou “tem mais ótica do que gente” ? Apesar de exageradas, essas expressões reforçam o quão concorrido o mercado de óticas pode ser. E garantir a fidelização de clientes é essencial para que você ganhe destaque no mercado da sua cidade.

Dessa forma, esse setor segue crescendo no Brasil inteiro e performando de maneira exponencial. Em uma pesquisa realizada pela GrandView Research, o setor óptico foi avaliado em cerca de R$ 170 bilhões. Esse número pode ultrapassar a marca de R$ 278,9 bilhões até 2028.

Falando nisso, a Abióptica- Associação Brasileira da Indústria Óptica– publicou um relatório que demonstra que entre janeiro e setembro de 2021, foi constatado um crescimento de cerca de 17% em relação ao mesmo mesmo período de 2020. E, para 2022, as expectativas são ainda mais otimistas.

Apesar de estar sempre em expansão, isso não significa que o mercado óptico está livre de desafios. A alta concorrência e a venda de produtos falsificados demonstram a importância de estar sempre em busca de melhorar os serviços prestados pelo seu estabelecimento.

Não menos importante, muito mais do que atrair novos clientes para a sua ótica, é preciso garantir que aqueles que já compraram nela retornem mais vezes e te indiquem para novos compradores.

Em outras palavras, esse processo pode ser descrito como fidelização do cliente e é essencial para que você consiga se destacar no mercado. O marketing dedicado para óticas é uma ferramenta poderosa que te ajudará a alcançar esse objetivo.

Se você reconhece a importância do marketing de óticas voltado para a fidelização do cliente e deseja se destacar em meio à concorrência, esse texto foi feito para você. Boa leitura!

Destrinchando o assunto: o que de fato significa fidelizar um cliente?

Antes de tudo, é preciso saber que parte das estratégias desenvolvidas para as redes sociais da sua ótica buscam sobretudo garantir a venda dos óculos, não é mesmo? Porém, elas não devem se limitar a isso. É preciso também alimentar o relacionamento com o cliente. 

Se a primeira experiência de compra do consumidor da sua ótica foi boa, é essencial garantir que ele retorne mais vezes.  E o processo de fidelização perpassa justamente por isso. Muito mais do que a compra é preciso garantir que a pessoa se torne “fã” e defensora da sua marca e saia indicando para outros interessados.

Clientes satisfeitos possuem maior facilidade de compartilhar espontaneamente as experiências que tiveram com sua loja. E você não irá conseguir isso somente com um cronograma de postagens.

É preciso desenvolver também ações que façam o seu cliente “relembrar” e ter a sua ótica como referência, conforme veremos ao longo do texto.

Por que a fidelização de clientes para óticas é tão importante?

O seu estabelecimento só tem a ganhar quando você investe em marketing para óticas voltado para a fidelização e relacionamento com os clientes. Para além da “divulgação boca a boca”, confira abaixo outras vantagens.

1. Previsibilidade das receitas: maiores investimentos para melhorar o serviço

Apesar do ramo óptico não ser expressivamente sazonal, a gente sabe que existem épocas em que o comércio da sua cidade fica menos movimentado, o que afeta a sua venda.

No entanto, com o retorno dos clientes, você consegue garantir maior previsibilidade das receitas, o que permite que você se planeje com mais cautela e invista em lentes e tecnologias que aperfeiçoam os seus serviços e tragam destaque para a sua ótica.

2. Tenha menos custos para conquistar e garantir a fidelização de clientes

Desenvolver estratégias de marketing para óticas é algo que envolve tempo e dinheiro. Porém quando você consegue alcançar a fidelização o custo para ter resultados com relação aos clientes diminui, o que também permite que você direcione maiores investimentos para outros setores que trarão vantagens para seu estabelecimento.

3. Se destaque na concorrência

Comumente, as pessoas vão ao oftalmologista uma vez ao ano para verificar se a receita e grau do óculos será alterada. A fidelização fará com que você se torne referência para este público e consequentemente seja lembrado quando ele necessitar trocar o óculos.

Alimentando a relação com o cliente, você conseguirá se destacar em meio à concorrência, garantindo que os consumidores retornem ao menos uma vez ao ano para trocar a lente e a armação do óculos na sua ótica.

Dicas para garantir a fidelização de clientes para óticas

Alcançar a fidelização dos clientes da sua ótica não é uma tarefa fácil mas que, a longo prazo trará retornos positivos, para o seu estabelecimento. Confira abaixo algumas dicas para começar essa estratégia.

  1. Antes de tudo… garanta um excelente atendimento ao cliente

Primeiramente, você deve garantir que o seu cliente saia satisfeito após realizar a primeira compra na sua ótica para que ele cogite retornar mais vezes.  Parece óbvio, não é mesmo?

Queixas como péssimo atendimento, má qualidade dos óculos e preços que não condizem com o produto se espalham entre os compradores com facilidade e podem prejudicar bastante a imagem da sua ótica.

É fundamental também que você realize pesquisas de satisfação para entender o que realmente faz com que os clientes comprem na sua ótica e invista neste diferencial.  Através dessa pesquisa, você também consegue colher feedbacks e trabalhar para transformar esses pontos de melhoria.

  1. Tenha um banco de dados com informações dos seus clientes

Para que você desenvolva estratégias e melhor conheça o seu público, você precisa saber como se comunicar com ele. Por isso, não deixe de cadastrar os dados dos compradores da sua ótica em um sistema. Esse etapa é essencial para garantir a fidelização de clientes para a sua ótica.

Ter em mãos informações como nome, telefone, data de aniversário e e-mail é essencial para se comunicar com o seu cliente.  Porém, elas devem ser obtidas no momento da compra do óculos, seja através de perguntas feitas diretamente ao comprador ou através do preenchimento de um formulário em papel por parte dele.

  1. Fique atento às datas comemorativas

Quem é que não gosta de receber uma mensagem especial no dia do aniversário ou durante uma data bem marcante,  como o segundo domingo de maio para as mamães? Assim, é fundamental ficar atento às datas comemorativas é essencial para manter uma boa relação com os seus clientes.

Assim, ao receber uma mensagem personalizada, o cliente da sua ótica se sentirá bastante especial e lembrado. Esse fator contribui para criar uma relação de proximidade com ele.

  1. A receita do cliente está prestes a vencer? Não custa nada fazer uma ligação

Como a gente bem sabe, as pessoas possuem o costume de trocar as lentes de óculos ao menos uma vez ao ano.  Com o banco de dados organizado e bem atualizado, você consegue identificar a última vez que as pessoas realizam uma compra na sua ótica e fazer previsões sobre quando ela deverá trocar novamente de óculos.

Sendo assim, é justamente nesse período que você precisa fortalecer ainda mais a relação com ele e garantir a fidelização de clientes,  seja através de ligações, posts ou mensagens que reforcem vantagens dele realizar a nova aquisição também na sua ótica.

  1. Esteja presente, mas na medida certa

Antes de tudo, se coloque no lugar do seu cliente. Você bem sabe o quão chato e insistente é receber o dia inteiro ligações  de lojas oferecendo promoções e conteúdos que não são interessantes para você.

E, com relação a sua ótica, também é preciso tomar cuidado para não acabar tomando atitudes que podem soar como inconvenientes e que podem acabar com o relacionamento que você vem tentando construir. Só assim você conseguirá a fidelização de clientes para óticas.

Portanto, mantenha o equilíbrio e busque a frequência na hora de contatar o comprador da sua ótica, mas sem passar dos limites. Sempre respeite quando ele falar que não tem interesse em continuar a conversa.

Conheça a Orgalent: um laboratório óptico referência na América Latina

Oferecer lentes de qualidade também é essencial para fazer com que o seu cliente queira retornar mais vezes ao seu estabelecimento . E a  Orgalent é especialista em produzir produtos e oferecer serviços que são referência.

Dessa forma, somos um laboratório que está sempre à disposição dos lojistas ópticos, oferecendo serviços personalizados, que irão potencializar as suas vendas. Garantir a fidelização de Clientes para óticas fica fácil com produtos de qualidade.

Algumas das marcas que estão presentes no portfólio da Orgalent são:

  • Varilux
  • Lentes Kodak
  • Transitions
  • Xperia
  • Crizal
  • Brasilor
  • Oxford
  • Eos
  • Paragon
  • E mais!

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os nossos produtos.

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Aproveite para ler também o post que fizemos sobre as “Sete perguntas mais frequentes do seu Cliente’