Notícias

O que deixam as lentes dos óculos mais grossas? Conheça as causas e como amenizar

A espessura mais grossa das lentes é uma preocupação recorrente das pessoas que possuem um alto grau de miopia. Os modelos mais grossos, popularmente conhecidos como “fundo de garrafa”, causam desconforto e podem prejudicar a autoestima.

No entanto, os fatores que podem aumentar a espessura das lentes dos óculos de grau vão além dos níveis de miopia e hipermiopia. Os de espessura maior tendem a ser menos discretos, afetam o tamanho que os olhos são vistos e podem causar rejeição ao uso dos óculos.

Graças às novas tecnologias ópticas, os óculos “fundo de garrafa” podem ser substituídos por lentes mais finas, que não alteram a qualidade do produto. 

Para proporcionar maior conforto e autoestima para o seu cliente na ótica, é preciso ficar atento na hora de sugerir um modelo e armação. Se você tem dúvidas sobre este assunto, não deixe de ler este artigo que preparamos!

Quais fatores influenciam na espessura das lentes dos óculos de grau? 

Engana-se quem pensa que somente pessoas com elevado grau de miopia estão sujeitas aos óculos de espessura grossa. Ela também é influenciada por outros fatores. Confira abaixo os principais:

1.Índice de refração da lente

As lentes dos óculos de grau são feitas para corrigir os erros de refração, curvando a luz quando ela atravessa a lente.

O índice de refração representa a velocidade com que a luz atravessa um meio transparente, que são as lentes dos óculos. Ele é o principal responsável por determinar a capacidade das lentes em mudar a direção de luz e o foco, o que deixa a imagem mais nítida para o usuário.

Quanto maior o índice de refração exigido, mais espessas são as lentes. Essa regra vale para pessoas com miopia, hipermetropia e presbiopia.

2. Tamanho da armação dos óculos

O tamanho dos óculos também influencia na espessura das lentes. O tamanho do aro da armação em muito define se as lentes ficarão com o aspecto mais grosso.

Isso acontece porque as lentes de miopia tendem a ser mais finas no centro e vão engrossando à medida em que chegam nas bordas.

Óculos grandes não são recomendados para quem possui graus elevados. Quanto maior o aro da armação selecionada, mais evidentes as lentes ficarão. Além disso, as armações podem ficar mais pesadas, causando desconforto no seu cliente.

 3. Medida entre as pupilas

A DNP mede a distância do centro da pupila dos olhos do seu cliente em relação ao nariz. Quanto menor for esse número, mais perto se posiciona a pupila da ponte da armação.

Em casos de miopia e astigmatismo, o menor valor de DNP pode engrossar as lentes na borda. Já nos casos de hipermetropia, o óculos pode ter aumento da espessura na parte de cima.

    4. Altura de montagem dos óculos

A pupila precisa estar posicionada no centro da armação selecionada para o seu cliente. Esse fator é essencial para que o corte das lentes ocorra de maneira harmônica.

Se a pupila for posicionada abaixo ou acima no eixo central da armação, acontecerá um aumento na quantidade de anéis presentes nas lentes de correção.

Como consequência, o corte das lentes será feito nas proximidades das bordas, o que pode aumentar a espessura dos óculos e também a distorção na aparência dos olhos.

5. Casos de astigmatismo

O astigmatismo é um erro refrativo num determinado eixo, que resulta no desfoque da imagem na retina. Na receita do seu cliente, as colunas de cilíndrico e eixo estão preenchidas.

As medidas do “eixo” de astigmatismo presentes nessa receita irão mostrar como a espessura da lente dos óculos será afetada, entenda:

  • 0 a 25º – A parte superior e inferior das lentes de correção terão maior espessura.
  • 70º a 110º-  lentes de correção mais grossas nas partes laterais das lentes de correção.
  • 165º a 180º –  as lentes de correção mais grossas também nas partes superior e inferior.

Quanto maior o grau de astigmatismo, mais grossas serão as lentes.

6. Design das lentes de grau

Existem dois tipos de lentes para óculos de grau no que se refere ao design: as lentes esféricas e as lentes asféricas. Saber a diferença entre cada é essencial para garantir a satisfação e o conforto do seu cliente.

– Lentes esféricas: Mais populares no mercado, estas lentes, como o nome bem diz, possuem um formato que lembra uma esfera: há uma concentração de material nas bordas. Essa desproporção provoca distorções, que se tornam mais evidentes conforme o grau do seu cliente aumenta.  

-Lentes Asféricas: De designer mais plano, reduzem o aspecto de fundo de garrafa e podem resultar em lentes mais finas.

Como amenizar o efeito “fundo de garrafa” nos óculos de grau do seu cliente?

1. Fique atento ao tamanho do aro da armação escolhida

A medida do aro pode ser encontrado descrito na haste da armação dos óculos. Apesar do índice de refração adequado, armações maiores consequentemente terão lentes mais grossas.

As lentes que são utilizadas para corrigir a miopia comumente são finas no meio e grossas na borda, que tendem a aumentar a sensação de “fundo de garrafa”. 

2. Opte por mostrar ao seu cliente armações redondas

As armações quadradas possuem um corte que deixa as lentes mais grossas. Por isso, para clientes com grau de miopia elevado, dê preferência a modelos redondos, já que possuem cortes mais próximos ao centro. 

Como sabemos que a escolha do óculos influencia diretamente a autoestima do consumidor, temos como alternativa em seu estoque armações redondas de cores e estilos que se adequem a diferentes gostos. 

3. Dê preferência às lentes de design asférico

Pelo designer mais plano, as lentes asféricas permitem um maior espalhamento do material entre as bordas e o centro, o que torna os óculos mais leves e com o aspecto “fundo de garrafa” reduzido. 

4. Para Presbiopia e Hipermetropia, o “plus” das lentes que também são surfaçadas

Para quem apresenta presbiopia e hipermetropia, é recomendado escolher lentes que também sejam surfaçadas e feitas sob medida. Esses modelos possuem as curvas adaptadas para a dioptria que o usuário porta, o que possibilita lentes resistentes e discretas.

Quer saber mais sobre o que são lentes surfaçadas e a diferença entre elas e as lentes prontas ? Não deixe de ler o artigo que preparamos sobre este assunto.

5. Evite o rebaixamento de borda

O rebaixamento de borda é um lixamento que alguns donos de ótica realizam a fim de deixar as lentes de grau mais fina. No entanto, essa prática, além de diminuir a visão periférica do seu cliente, também deixa o efeito “fundo de garrafa” ainda mais evidente.

6. Escolha lentes de resina

Para os graus mais altos de miopia, existem as lentes de resina e as de cristal.

Ao contrário dos modelos de cristais, as lentes de resina são mais resistentes e leves, além de serem bem mais baratas.

O ideal é propor ao seu cliente lentes com alto índice de refração. Pois, quanto maior esse número, menor será a espessura da lente para dar nitidez à visão.

Para quem possui grau de miopia superior a quatro, os índices mais recomendados são 1.74 e 1.76,  que amenizam o efeito indesejado. 

Saiba mais sobre a Orgalent

A Orgalent é uma empresa do setor óptico que oferece excelência nos serviços de surfaçagem de lentes de grau e tratamentos em lentes oftálmicas, atuando no atacado ou varejo. 

Somos uma empresa do Grupo Essilor,  uma multinacional francesa líder em lentes oftálmicas.

Conheça a organização e garanta o que há de melhor no mercado para o cliente da sua ótica!  

Se você gostou do artigo, aproveite para ler também o artigo que preparamos sobre lentes polarizadas.